top of page

AS NOSSAS CASAS DAS COISAS

 

      Em dezembro e janeiro, os alunos da turma 4.º A leram, analisaram e saborearam o livro “As Casas das Coisas” de João Pedro Mésseder.

      É um conjunto de belos textos escritos em prosa poética com temas tão variados como a casa do lápis, a casa da música, a casa do vampiro, a casa do cavalo, a casa do migrante…  

     Inspirados nessa leitura, decidimos escrever e ilustrar os nossos próprios textos sobre as casas de outras coisas: a casa de uma menina, a casa do amor, a casa do relógio, a casa da mota, a casa da mochila, a casa do lixeiro, a casa das flores, a casa da nuvem… Também decidimos que, desta vez, os textos deviam ficar escritos à mão para melhor exprimirem o amor nas letras.

    Depois, foi reuni-los num livro, imaginar uma capa representando a casa das casas e, com o apoio da Junta de Freguesia de Ramalde, produziu-se um livro com uma tiragem de setenta exemplares. Chama-se “As Nossas Casas das Coisas” e pode ser lido nas bibliotecas das escolas João de Deus e Clara de Resende. No dia 11 de março de 2024, assinalando o dia da escola, realizou-se na biblioteca da Escola João de Deus a apresentação do nosso livro. Em quatro sessões, uma para cada ano de escolaridade, todos os alunos do 4.º A foram oradores e leitores, divulgando as duas obras, a que tanto gostámos de ler e o livro da nossa autoria. Também lemos a todos as turmas um poema inédito de João Pedro Mésseder, com o título “A Casa do Menino Palestino”.

   O escritor João Pedro Mésseder esteve presente e participou ativamente nas quatro sessões. Adorámos ouvi-lo falar sobre as suas obras e sobre os seus processos criativos. Percebemos que ele também gostou de passar o dia connosco.

  Em abril, vamos estudar outra obra do mesmo autor, intitulado “Romance do 25 de Abril”.

​

​

​

 Letra escrita pelo 4º B para a 3ª edição do Concurso

Canção à espera de palavras

​

Quando de uma grande amizade

Fica apenas a lembrança

Tens de aprender a viver

com uma enorme saudade

 

É preciso ter muita esperança

Confiança e perseverança

Vamos ter liberdade

Só possível com cumplicidade

A esperança não tem fim

A esperança não tem fim

 

O som do mar tão agradável

Quanto um amor memorável

Que nos segura

Para enfrentar

Os desafios mais sombrios

 

É preciso ter muita esperança

Confiança e perseverança

Queremos ter liberdade

Só possível com cumplicidade

A esperança não tem fim

A esperança não tem fim

 

  • Aplicação do Modelo de Literacia da Informação PLUS
     

​


 

Hora do Conto e Oficinas - 2021/22
Atividade dinamizada pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares - Biblioteca Municipal Almeida Garrett 
bottom of page